Olden Sports - Aqui você encontra produtos oficiais e licenciados pelos seus clubes e marcas.
Betsul - As melhores SuperOdds

Diego Alfredo Lugano Morena

#05

Zagueiro

Data de Nascimento: 02/11/1980

Primeiro Jogo: 11/05/2003

Último Jogo: 03/12/2017

Quantidade de Jogos: 213

Quantidade de Gols: 13

Títulos: Campeonato Paulista, Copa Libertadores da América e Mundial de Clubes da FIFA - 2005

Diego Lugano: el Dios da camisa cinco

Diego Alfredo Lugano Morena, nasceu em 2 de novembro de 1980, em Canelones, Uruguai. O zagueiro uruguaio chegou ao São Paulo no início de 2003, vindo do Nacional (URU), em uma contratação discreta, mas que rapidamente conquistou a torcida por sua raça e liderança dentro de campo.

Lugano se firmou como titular absoluto e capitão do time, sendo fundamental nas fases mais vitoriosas da história do Tricolor Paulista. O auge da sua primeira passagem foi em 2005, quando conquistou o Campeonato Paulista, Copa Libertadores da América e Mundial de Clubes da FIFA, vencendo o Liverpool na final.

O zagueiro não era considerado o mais técnico, mas compensava com sua força, posicionamento, impulsão e principalmente liderança dentro de campo. Um atleta decisivo em jogos grandes e muito respeitado por companheiros e adversários.

Em 2005, Lugano ficou especialmente marcado nas semifinais da Libertadores, contra o River Plate. No Monumental de Núñez, o São Paulo venceu por 3 x 2, e Lugano foi gigante na defesa, segurando a pressão argentina como um verdadeiro soldado em batalha.

Após o sucesso no São Paulo, Diego Lugano despertou o interesse do futebol europeu e foi negociado com o Fenerbahçe, da Turquia, em 2006. Posteriormente, também defendeu clubes como o Paris Saint-Germain (PSG), da França, e o Cerro Porteño, do Paraguai. Mesmo atuando longe do Morumbi, o carinho da torcida Tricolor permaneceu intacto, e os pedidos por sua volta se tornaram constantes ao longo dos anos.

Em 2016, Lugano voltou ao São Paulo. Apesar de estar no fim da carreira, o zagueiro ainda contribuiu com sua liderança no elenco, ajudando no desenvolvimento dos jovens jogadores, como Rodrigo Caio e Lyanco, além de reforçar a identidade e a cultura vencedora do clube entre os mais novos.

Foram 213 partidas e 13 gols com a camisa do Tricolor Paulista, tornando-se um dos maiores ídolos da história recente do clube. Após se aposentar, Lugano ainda serviu ao clube como dirigente, fortalecendo sua histórica ligação com o São Paulo dentro e fora dos gramados.

Por: william fiengo julho 2, 2025
Diz aí, perrone

Lugano é sensacional. De "reforço do presidente" a ídolo máximo da torcida são-paulina, o uruguaio hoje é sócio de um restaurante dentro do Morumbi e é constantemente visto por lá. Tenho a honra de conhecê-lo pessoalmente e atee jogar alguns minutos nas peladas de torcedor com ele. Sempre jogando no mesmo time, para o meu alívio hahaha

São Paulo Sempre - Eleita a 16ª Melhor Página de Futebol do Brasil
Betsul - As melhores SuperOdds

Posts Relacionados

Betsul - As melhores SuperOdds
Olden Sports - Aqui você encontra produtos oficiais e licenciados pelos seus clubes e marcas.