São Paulo Sempre - Eleita a 16ª Melhor Página de Futebol do Brasil
Olden Sports - Aqui você encontra produtos oficiais e licenciados pelos seus clubes e marcas.

José Oscar Bernardi

#03

Zagueiro

Data de Nascimento: 20/06/1954

Primeiro Jogo: 23/07/1980

Último Jogo: 07/07/1987

Quantidade de Jogos: 294

Quantidade de Gols: 13

Títulos: Campeonato Paulista (1980, 1981 e 1985) e o Campeonato Brasileiro (1986)

Oscar Bernardi: Técnica, Seriedade e Legado

José Oscar Bernardi, mais conhecido como Oscar, é um ex-zagueiro nascido em 20 de junho de 1954, em Monte Sião, Minas Gerais. Destacou-se como um dos principais defensores do futebol brasileiro nas décadas de 1970 e 1980, com posicionamento impecável, jogo aéreo forte, regularidade e liderança.

O atleta iniciou sua carreira profissional na Ponte Preta, em 1972, onde se destacou por sua técnica acima da média para um zagueiro da época e muita disciplina tática. Sua atuação chamou atenção da Seleção Brasileira juvenil e, posteriormente, da principal.

Em 1980, Oscar Bernardi se transferiu para o New York Cosmos (equipe que contava com grandes nomes internacionais e buscava popularizar o futebol no país), dos Estados Unidos, mas retornou ao Brasil sete meses depois, por não ter se adaptado ao futebol norte-americano.


Pelo São Paulo, Oscar conquistou diversos títulos, incluindo o Campeonato Paulista (1980, 1981 e 1985) e o Campeonato Brasileiro (1986). Durante esse período, foi capitão da equipe em grande parte de sua passagem, formando uma dupla sólida ao lado de ninguém mais e ninguém menos que Darío Pereyra.

Na Seleção Brasileira, o atleta participou de três Copas do Mundo, sendo titular em 1978 e 1982, e reserva em 1986. Foram 59 partidas e 2 gols marcados durante esse período. Sua liderança e desempenho o tornaram referência na defesa brasileira durante esse período.

Oscar Bernardi encerrou sua carreira no Japão, atuando pelo Nissan Motors, onde também iniciou sua trajetória como treinador. Posteriormente, teve passagens por diversos clubes, mas passou a se dedicar principalmente ao empreendedorismo e à formação de atletas. É lembrado não apenas pela sólida carreira como zagueiro, mas também por sua contribuição ao futebol brasileiro fora das quatro linhas.

Por: william fiengo julho 2, 2025
Diz aí, perrone
Assisti a dupla Oscar e Darío Pereyra ao vivo no Morumbi. Que privilégio. Eles faziam uma dupla perfeita: Darío era mais técnico, já Oscar era mais bruto mas jogava muito. Está na minha seleção do São Paulo de todos os tempos e integrou a lendária seleção de 82.
São Paulo Sempre - Eleita a 16ª Melhor Página de Futebol do Brasil
Olden Sports - Aqui você encontra produtos oficiais e licenciados pelos seus clubes e marcas.

Posts Relacionados

Olden Sports - Aqui você encontra produtos oficiais e licenciados pelos seus clubes e marcas.
Betsul - As melhores SuperOdds