
Márcio Amoroso dos Santos
#11
Atacante
Data de Nascimento: 05/07/1974
Primeiro Jogo: 22/06/2005
Último Jogo: 18/12/2005
Quantidade de Jogos: 30
Quantidade de Gols: 18
Títulos: Campeonato Paulista, Copa Libertadores da América e Mundial de Clubes da FIFA (2005)
Márcio Amoroso dos Santos, popularmente conhecido como Amoroso, nasceu em 5 de julho de 1974, em Brasília, Distrito Federal. Um atacante com faro de gol, muito habilidoso, técnica refinada e capacidade de jogar como centroavante ou segundo atacante. Tornando-se um eterno ídolo do São Paulo, mesmo com uma breve passagem.
Iniciou sua carreira profissional no Guarani, em 1992, destacando-se com gols e jogos decisivos, com isso despertou interesse de clubes europeus. O atacante transferiu-se para o Verdy Kawasaki (Japão), antes de brilhar na Udinese (Itália), sendo artilheiro da Serie A em 1998-99.
Também defendeu grandes clubes europeus, como o Parma (Itália), Borussia Dortmund (Alemanha) onde foi campeão da Bundesliga em 2001-02, Málaga (Espanha) e Milan (Itália).
Em 2005, Amoroso chega ao São Paulo como reforço de peso para o técnico Paulo Autuori, e em pouco tempo caiu nas graças dos torcedores, através de atuações importantes, técnica e gols decisivos. Ao todo, disputou 30 partidas oficiais e marcou 18 gols pelo Tricolor.
Mesmo com pouco tempo no clube, foi fundamental na conquista da Tríplice Coroa Tricolor, sendo campeão do Campeonato Paulista, Copa Libertadores da América e Mundial de Clubes da FIFA. Com isso, tornou-se um ídolo relâmpago pela importância nas conquistas.
Já pela Seleção Brasileira, Amoroso disputou a Copa América de 1999, sendo campeão em cima do Uruguai, ao lado de craques como Ronaldinho, Rivaldo e Ronaldo. Com a amarelinha, disputou 19 partidas oficiais e marcou 9 gols durante esse período.
Após passar por clubes como Corinthians, Grêmio e outras equipes internacionais, Amoroso encerrou sua carreira em 2010. O ex-atacante é lembrado por sua eficiência em momentos importantes, deixando um legado na memória dos torcedores de times que atuaram, principalmente o São Paulo.
