Olden Sports - Aqui você encontra produtos oficiais e licenciados pelos seus clubes e marcas.
São Paulo Sempre - Eleita a 16ª Melhor Página de Futebol do Brasil

Antônio de Oliveira Filho

#09

Atacante

Data de Nascimento: 05/10/1960

Primeiro Jogo: 21/01/1983

Último Jogo: 25/02/1987

Quantidade de Jogos: 191

Quantidade de Gols: 115

Títulos: Campeonato Paulista de 1985 e 1987

Careca: o artilheiro que encantou o Morumbi

Antônio de Oliveira Filho, mais conhecido como Careca, nasceu em 5 de outubro de 1960, em Araraquara, São Paulo. O centroavante era um camisa 9 clássico, com velocidade, ótimo posicionamento e finalização com as duas pernas. Tornou-se ídolo da torcida são paulina com seus gols decisivos e sua classe dentro de campo.

O atleta iniciou sua carreira na Associação Ferroviária de Esportes, mas ganhou projeção nacional após se transferir para o Guarani, sendo campeão brasileiro em 1978, com 18 anos. Já em 1983 foi contratado pelo São Paulo, chegando com status de estrela e vivendo uma de suas fases mais brilhantes.

Pela equipe do São Paulo, foram 115 gols em 191 partidas, média de mais de um gol a cada dois jogos, sendo um dos maiores artilheiros da história do clube. Conquistando o Campeonato Paulista de 1985 e 1987, e mesmo com passagem “curta”, marcou época no Tricolor Paulista e permanece como um dos maiores ídolos da década de 80.

Após passagem pelo São Paulo, Careca foi negociado com o Napoli (ITA), onde formou uma das duplas de ataque mais lendárias da história ao lado de Diego Maradona. Juntos, conquistaram a UEFA Europa League e também o Campeonato Italiano. Já pela Seleção Brasileira, o atleta disputou a Copa do Mundo de 1986 e 1990, sendo artilheiro em ambas edições.

O Careca se aposentou oficialmente em 1999, aos 38 anos de idade, e seu último clube profissional foi o São José Esporte Clube, do interior de São Paulo. O atacante pendurou as chuteiras de forma discreta, mas já consagrado como um dos grandes atacantes do futebol brasileiro.

Por: william fiengo julho 2, 2025
Diz aí, perrone

Ahhhhh... Careca foi o meu primeiro ídolo de verdade. Atacante de classe, que fazia gol de tudo o quanto é jeito. Dentro e fora da área. Dono de um dos gols mais importantes da história do clube, aquele com o pé esquerdo no Brinco de Ouro da Princesa, que tenho o orgulho de ter a foto enquadrada e autografada. Careca me disse que depois da conquista, voltou a pé para casa, passou por um bar cheio de torcedor e temeu por serem bugrinos. Para a sorte dele eram ponte-pretanos. O camisa nove disse para mim que comemorou na madrugada toda com eles.

Betsul - As melhores SuperOdds
Betsul - As melhores SuperOdds

Posts Relacionados

Olden Sports - Aqui você encontra produtos oficiais e licenciados pelos seus clubes e marcas.
Olden Sports - Aqui você encontra produtos oficiais e licenciados pelos seus clubes e marcas.