
Darío Pereyra
#03
Zagueiro
Data de Nascimento: 19/10/1956
Primeiro Jogo: 11/12/1977
Último Jogo: 28/05/1988
Quantidade de Jogos: 451
Quantidade de Gols: 38
Títulos: Campeonato Paulista em 1980 e 1985
O zagueiro Darío Pereyra nasceu em 19 de outubro de 1956, em Montevidéu, no Uruguai. Iniciou sua carreira na equipe do Nacional, onde havia se destacado como volante, e com apenas 18 anos, já era capitão da Seleção Uruguaia, mostrando sua liderança e tática defensiva.
Em 1977 despertou interesse do São Paulo e foi contratado, mesmo vindo como volante, foi recuado para a zaga, formando uma dupla ao lado de Oscar, sendo uma parceria que marcou época pela técnica e segurança. Pelo Tricolor Paulista, Darío alcançou a marca de 38 gols em 451 partidas oficiais.
Além disso, conquistou o Campeonato Paulista em 1980 e 1985, tornando-se um ídolo absoluto e sendo considerado um dos melhores zagueiros da história do clube. Darío foi um dos raros estrangeiros a vestir a braçadeira de capitão pelo São Paulo, conquistando a torcida e o elenco da época.
Era um zagueiro conhecido por sair jogando com muita classe, considerado por muitos um “meio-campista recuado”. Um atleta tão técnico que muitos jornalistas e torcedores diziam que “Darío jogava de terno”.
Já pela Seleção Uruguaia, disputou 32 partidas oficiais, participando de Eliminatórias e competições sul-americanas. Seu talento o levou a ser capitão da Celeste ainda aos 18 anos.
Aos 34 anos de idade, Darío Pereyra se aposentou dos gramados, e seu último clube foi o Flamengo, após muitos anos brilhando com a camisa do Tricolor. Depois de se aposentar, iniciou sua nova fase como treinador, inclusive comandando o São Paulo em algumas ocasiões nos anos 90. Também teve passagens por outros clubes brasileiros, como: Grêmio, Atlético MG e outros.
