
Paulo Roberto Falcão
#05
Meia
Data de Nascimento: 16/10/1953
Primeiro Jogo: 26/09/1985
Quantidade de Jogos: 10
Quantidade de Gols: 1
Títulos: Campeonato Paulista e Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo (1985)
Paulo Roberto Falcão, mais conhecido como Falcão, nasceu em 16 de outubro de 1953, em Abelardo Luz, Santa Catarina. Meio-campista inteligente, técnico e com leitura de jogo refinada, encantou os gramados e ficou eternizado como o “Rei de Roma”.
Falcão começou sua carreira profissional no Internacional, onde conseguiu tornar-se ídolo após conquistar o tricampeonato brasileiro (1975, 1976 e 1979), sendo um verdadeiro maestro dentro de campo.
Seu talento despertou interesse de clubes europeus, sendo contratado pela Roma (Itália) em 1980. Neste período, o atleta tornou-se referência absoluta na Itália, conquistando o título nacional e a idolatria eterna da torcida romana.
Já pela Seleção Brasileira, Falcão foi protagonista da lendária equipe da Copa do Mundo de 1982, ao lado de craques como Sócrates e Zico, formando um meio-campo que encantou o mundo, mesmo sem conquistar o título. Foram 34 partidas usando a amarelinha e marcando 6 gols.
Em 1985, o volante desembarcou no São Paulo Futebol Clube, já como veterano. Mesmo sem estar no melhor vigor físico, agregou experiência e categoria. Foram 10 jogos oficiais e 1 gol marcado com a camisa do Tricolor Paulista, antes de se despedir oficialmente dos gramados em 1986.
Posteriormente, Falcão seguiu no futebol como técnico e comentarista, tendo passagens pelo Internacional, Bahia, São Paulo e Seleção Brasileira. Destacou-se pelo raciocínio rápido e elegância também fora dos gramados, deixando um legado de classe, liderança e leitura de jogo.
