
Mário Sérgio Pontes de Paiva
#11
Meia
Data de Nascimento: 07/09/1950
Primeiro Jogo: 16/08/1981
Último Jogo: 05/12/1982
Quantidade de Jogos: 62
Quantidade de Gols: 8
Títulos: Campeonato Paulista (1981)
Mário Sérgio Pontes de Paiva, mais conhecido como Mário Sérgio ou “Vesgo” (apelido dado por seu estilo característico de olhar para um lado e tocar para o outro), nasceu em 7 de setembro de 1950, no Rio de Janeiro. Foi um meio-campista inteligente, provocador, habilidoso e muito criativo com a bola nos pés.
Iniciou sua carreira profissional no Fluminense, mas foi no Vitória, ainda jovem, que ganhou destaque nacional. Também passou por clubes como Botafogo, Internacional, Atlético Mineiro e o próprio São Paulo, onde atuou entre 1981 e 1982.
Pelo Tricolor Paulista, Mário Sérgio participou de uma das melhores fases da equipe naquela década, e mesmo com uma passagem curta, sendo 62 jogos e 8 gols com a camisa do São Paulo, destacou-se pela inteligência tática e capacidade de decidir partidas com toques simples, sendo um verdadeiro líder técnico em campo.
Já pela Seleção Brasileira, apesar da qualidade, teve poucas convocações. Participou de alguns amistosos e eliminatórias, mas não disputou Copas do Mundo. Ainda assim, é lembrado como um dos grandes talentos a vestir a camisa amarelinha.
Mário Sérgio se aposentou como jogador e iniciou uma carreira de treinador, comandando times como Internacional, Vitória, São Paulo, Botafogo e Atlético Paranaense. Posteriormente, brilhou como comentarista esportivo, onde suas opiniões o tornaram uma figura querida nas transmissões esportivas.
Em 2016, Mário foi vítima do trágico acidente aéreo da Chapecoense, enquanto viajava como comentarista da Fox Sports para cobrir a final da Copa Sul-Americana. Deixou um legado como um dos jogadores mais inteligentes de sua geração, possuindo uma visão de jogo fora do comum. Já como técnico e comentarista, também deixou sua marca, sendo um símbolo da arte de jogar e pensar o futebol.