
Carlos Luciano da Silva
#07
Volante
Data de Nascimento: 02/08/1975
Primeiro Jogo: 23/01/2005
Último Jogo: 05/12/2010
Quantidade de Jogos: 228
Quantidade de Gols: 9
Títulos: Campeonato Paulista, Libertadores da América e Mundial de Clubes FIFA - 2005
Carlos Luciano da Silva, mais conhecido como “Mineiro”, foi um jogador com uma passagem marcante e vitoriosa com a camisa do São Paulo Futebol Clube, sendo o atleta que marcou o gol do título contra o Liverpool no Mundial de Clubes FIFA, em 2005.
Mineiro era volante, mais especificamente um primeiro volante (ou volante de contenção), responsável por proteger a zaga, marcar forte e desarmar com precisão. O atleta raramente aparecia no ataque, mas em um dos momentos mais memoráveis do time nos últimos tempos, estava lá para marcar o gol decisivo e conquistar o mundo.
O jogador chegou ao Tricolor Paulista em 2005, vindo do São Caetano. Apesar de discreto fora de campo e de não ter grande estatura, destacou-se pela inteligência tática, combatividade e regularidade dentro de campo. Mineiro possuía forte capacidade de marcação e bom passe.
Pelo São Paulo, conquistou o Campeonato Paulista, Libertadores da América e Mundial de Clubes FIFA, todos em 2005, um ano mágico para os torcedores e especialmente para Mineiro, protagonista dessa trajetória.
Já pela Seleção Brasileira, Mineiro chegou a ser convocado e vestiu a “amarelinha” na Copa do Mundo de 2006, como reserva. Em 2007, deixou o São Paulo e seguiu para o futebol europeu, passando por clubes como Hertha Berlin (Alemanha) e Chelsea (Inglaterra).
Mineiro pendurou as chuteiras e anunciou a sua aposentadoria em 2012, aos 36 anos. Seu último clube foi o TuS Koblenz, da Alemanha, onde jogou brevemente. Após isso, encerrou a carreira de forma discreta, mas permanece sendo lembrado com carinho pelos torcedores do São Paulo, se tornando um ídolo.