Betsul - As melhores SuperOdds
Betsul - As melhores SuperOdds

Raí Souza Vieira de Oliveira

#10

Meia

Data de Nascimento: 15/05/1965

Primeiro Jogo: 18/10/1987

Último Jogo: 22/07/2000

Quantidade de Jogos: 395

Quantidade de Gols: 128

Títulos: Campeonato Paulista (1989, 1991 e 1992), Campeonato Brasileiro (1991), Copa Libertadores da América (1992) e Mundial de Clubes (1992)

Raí: o Terror do Morumbi

Raí Souza Vieira de Oliveira, mais conhecido como apenas “Raí”, foi um dos maiores ídolos da história do São Paulo. Era um clássico camisa 10, em que foi líder, campeão e ídolo dentro e fora de campo. Um verdadeiro maestro de um time memorável comandado por Telê Santana, sendo símbolo da geração vitoriosa nos anos 90.

O atleta iniciou sua carreira no Botafogo-SP, onde se destacou como meia-armador, mas em 1987 chamou atenção do São Paulo, onde sua carreira foi elevada de patamar. Uma curiosidade interessante é que ele é o irmão mais novo do também craque Sócrates, ídolo do Corinthians e da Seleção Brasileira.

Durante sua carreira brilhante, o capitão conquistou diversos títulos com a camisa Tricolor, sendo eles: Campeonato Paulista (1989, 1991 e 1992), Campeonato Brasileiro (1991), Copa Libertadores da América (1992) e Mundial de Clubes (1992), marcando dois gols na final contra o Barcelona e foi eleito o melhor jogador da partida.

Seu estilo elegante, atuações decisivas, precisão nos chutes e gols importantes fizeram com que ele se tornasse um ídolo incontestável para os torcedores. Além disso, o maestro chamou atenção dos europeus e após conquistar a Libertadores e o Mundial em 1992, foi vendido ao Paris Saint-Germain (PSG), onde jogou de 1993 a 1998 e também se tornou ídolo.

Raí teve passagens importantes pela Seleção e conquistou a Copa do Mundo de 1994, sendo capitão no início, mas perdendo a titularidade durante o torneio. Em 2000, aos 35 anos de idade, Raí se aposentou oficialmente dos gramados, e sua última partida foi com a camisa do São Paulo, sendo ovacionado pela torcida Tricolor no Estádio do Morumbi.

Entre 2017 e 2020, o ex-atleta Raí também foi executivo de futebol do São Paulo, além de ser fundador da ONG Gol de Letra, que promove educação e cidadania para crianças em situação de vulnerabilidade. Sempre um ídolo dentro e fora dos gramados.

Por: william fiengo julho 2, 2025
Diz aí, perrone

Raí: o maior camisa dez que vi no São Paulo. Quase saiu do clube nos primeiros anos, em uma troca com Bismarck, do Vasco. Ainda bem que o negócio não rolou. Tive a honra de passar uma tarde toda com o ídolo e a Vivi, sua namorada, no bairro de Notthing Hill, em Londres. A Vivi é expert no bairro e, junto com o camisa dez, me mostraram detalhes da região. Raí até me mostrou o Eletric, cinema que o inspirou no seu empreendimento em São Paulo. Também "caçamos" obras originais do Banksy nos muros do bairro.

São Paulo Sempre - Eleita a 16ª Melhor Página de Futebol do Brasil
Betsul - As melhores SuperOdds

Posts Relacionados

Olden Sports - Aqui você encontra produtos oficiais e licenciados pelos seus clubes e marcas.
Olden Sports - Aqui você encontra produtos oficiais e licenciados pelos seus clubes e marcas.