
Leonardo Nascimento de Araújo
#06
Lateral-esquerdo
Data de Nascimento: 05/09/1969
Primeiro Jogo: 11/08/1990
Último Jogo: 05/12/2001
Quantidade de Jogos: 111
Quantidade de Gols: 17
Títulos: Campeonato Brasileiro (1991)
Leonardo Nascimento de Araújo, popularmente conhecido apenas por Leonardo, nasceu em 5 de setembro de 1969, em Niterói, Rio de Janeiro. Um atleta talentoso e muito inteligente, destacou-se por sua versatilidade, atuando como lateral-esquerdo ou meio-campista ofensivo, além de uma elegância nos gramados.
Leonardo iniciou sua carreira profissional no Flamengo, mas foi no São Paulo Futebol Clube, em 1990, que ganhou destaque nacional, conquistando rapidamente seu lugar na equipe principal graças à sua qualidade técnica, visão de jogo apurada e versatilidade, atuando em mais de uma posição como um verdadeiro “coringa” em campo.
Sob o início da era Telê Santana, Leonardo atuou ao lado de grandes craques como Raí, Cafu e Zetti, durante um dos ciclos mais vitoriosos da história do clube. Em 1991, conquistou o Campeonato Brasileiro, colocando o Tricolor Paulista novamente no topo do futebol nacional.
Com isso, despertou interesse de clubes europeus, com passagens marcantes por clubes da Europa e Ásia, como Valencia, Kashima Antlers, Paris Saint-Germain, Milan e Inter de Milão. A sua inteligência e classe foi fundamental para tornar-se um jogador respeitado por torcedores e companheiros de equipe.
Já pela Seleção Brasileira, foi campeão da Copa do Mundo de 1994 (apesar de ter sido suspenso na fase final por uma cotovelada em Tab Ramos). Ainda foi vice-campeão da Copa de 1998, contra a França.
Leonardo resolveu pendurar as chuteiras em 2003, aos 34 anos. Após encerrar sua trajetória como atleta, iniciou carreira como executivo e treinador, passando por funções no Milan e PSG, sendo peça importante na montagem do elenco que dominaria o futebol francês a partir de 2010.
Deixou um legado para os torcedores do Tricolor Paulista, como um dos grandes talentos revelados pela base do clube que chegou ao topo do futebol mundial. Um nome que honra as raízes tricolores por onde passa.
Tem três laterais que considero top de linha do São Paulo: Leonardo, Serginho e Júnior. Coloquei o Leonardo no meu São Paulo de todos os tempos por detalhes históricos, apesar de ter achado ele melhor no meio.
