
Sidnei dos Santos Júnior
#12
Goleiro
Data de Nascimento: 04/12/1982
Primeiro Jogo: 07/01/2017
Último Jogo: 29/04/2018
Quantidade de Jogos: 63
Sidnei dos Santos Júnior, nascido em 4 de dezembro de 1982, mais conhecido como Sidão, é um ex-goleiro brasileiro que vestiu a camisa do São Paulo Futebol Clube entre 2017 e 2019. Com reflexos apurados, perfil carismático e trajetória marcada pela persistência, Sidão chegou ao Tricolor já veterano, após se destacar por clubes menores, e teve uma passagem de altos e baixos marcada por momentos de superação e também de forte cobrança da torcida.
Sidão iniciou sua carreira no Juventus-SP, mas foi apenas aos 33 anos que ganhou maior notoriedade nacional ao assumir a titularidade do Audax na campanha surpreendente do vice-campeonato paulista de 2016, sob o comando de Fernando Diniz. Suas boas atuações o levaram ao Botafogo ainda em 2016, onde se destacou na reta final da temporada e chamou a atenção do São Paulo, que o contratou para ser uma das opções no gol em meio a um período de instabilidade na posição.
Chegando ao Morumbi em 2017, Sidão herdou a camisa 12 e, com o tempo, assumiu a titularidade em diversas fases da equipe. Estreou oficialmente em janeiro daquele ano, em um jogo contra o River Plate-ARG pela Florida Cup. Alternando boas partidas com atuações criticadas, o goleiro viveu momentos de oscilação, mas foi titular durante boa parte da temporada, inclusive durante a campanha de recuperação no Campeonato Brasileiro daquele ano, quando o clube lutava contra o rebaixamento.
Em 2018, Sidão foi um dos destaques da equipe na conquista do Troféu do Torneio do Interior do Campeonato Paulista e teve boas exibições, mas seguiu sendo contestado por parte da torcida. No final daquele ano, protagonizou um episódio polêmico: após uma votação promovida por uma emissora de TV, foi eleito “Craque do Jogo” em tom de ironia por torcedores rivais e recebeu o prêmio visivelmente constrangido, o que gerou ampla repercussão e solidariedade no meio esportivo.
Ao todo, Sidão disputou 63 partidas pelo São Paulo. Deixou o clube em 2019, seguindo para o Goiás por empréstimo, e posteriormente atuou por clubes como Vasco, Figueirense e Concórdia. Com um perfil trabalhador e perseverante, sua história no Tricolor é vista como uma das mais simbólicas do que é lidar com a pressão do gol são-paulino.
Embora não tenha conquistado títulos de expressão pelo clube, Sidão é lembrado por seu profissionalismo e por representar, mesmo em meio a críticas, a luta de muitos atletas que conquistam espaço no futebol tardiamente, mas com muita entrega e dignidade.
